quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O que são links patrocinados?


Links patrocinados são uma espécie de anúncio publicitário pago, que é oferecido por diversas ferramentas de busca da internet como Bing, Google, Yahoo e outras que estão disponíveis para os anunciantes que têm interesse em promover o próprio negócio através da internet.

Atualmente os links patrocinados configuram uma maneira rápida de conseguir publicidade no ramo digital por meio dos mecanismos de busca, podendo ser acessível aos profissionais individuais a pequenas empresas com chances de crescer assim como para as mega produções que também utilizam os links patrocinados.

Os links patrocinados ajudam a atrair a atenção do cliente que no caso é o internauta para o produto ou site que está sendo anunciado, configurando visita de tráfego do Google por meio dos links, sendo diretamente para site do anunciante na expectativa de que o click nos links patrocinados se transforme em venda dos produtos.



QUANDO SURGIRAM OS LINKS PATROCINADOS
Esses links patrocinados surgiram em 1998, quando um empresário americano Bill Gross  desenvolveu o site goto.com no qual apresentava resultados de pesquisas pagas e também leilão de palavras.

Porém em 2010, a empresa Google comprou a patente do projeto de Bill por US$ 300 milhões, onde atualmente é maior empresa no segmento além de contar com outras correntes como a Bing da Microsoft e o Yahoo.

DIFERENÇA ENTRE LINKS PAGOS E NÃO PAGOS
Os links não pagos acarretam diversos critérios através dos mecanismos de busca e também especialistas por agências de SEO, pois esses critérios podem não garantir que o seu site fique logo na primeira posição ou página. Caso o seu site seja encontrado apenas em resultados naturais isso pode fazer com que ele apareça em páginas mais afastadas da primeira tendo um número menor de visitas no site.

Por esses e outros motivos é importante a contratação de uma empresa que seja especializada em otimização, melhorando o posicionamento do seu site nas buscas, pois em média para um site muito bem otimizado o tráfego de visitantes da busca não paga ainda assim chega a cerca de 50% dos acessos ao site.

COMO FUNCIONAM OS LINKS PATROCINADOS
Os links patrocinados são pagos através do CPC (Custo por Clique) no qual o anunciante que paga pelo clique no próprio anúncio, isso faz com que o dono do website e/ou blog monetize. Os links patrocinados podem aparecer em qualquer parte do site, no texto, em cima do título, embaixo do conteúdo, de acordo com as estratégias de monetização do webmaster.

O QUE É CPC (CUSTO POR CLIQUE)
O custo por clique (CPC) é a taxa que as empresas anunciantes pagam ao Google, que repassa uma porcentagem desse valor ao dono do site no qual a propaganda irá aparecer. Cada vez que alguém clica em uma dessas propagandas, o Google repassa ao site valores que começam a partir de R$ 0,15 e vai aumentando de acordo com a concorrência, ou seja, quanto menos páginas anunciarem tal propaganda, maior será o valor delas, e quanto mais páginas anunciarem, menor será seu valor.
É como a antiga lei da oferta e da procura, quanto menos se encontra algo no mercado, mais caro será o seu valor renal.

0 comentários:

Postar um comentário